terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os livros nacionais

Em entrevista, Luciana Villas-Boas, editora-chefe do Grupo Editorial Record, fala sobre a necessidade de um novo olhar na literatura nacional. Concordo com todos os aspectos colocados por ela nesse breve vídeo. Para quem os autores nacionais escrevem? O que o público quer ler? Quais os parâmetros que definem um bom livro? O fato é que os autores brasileiros hoje, em sua maioria, escrevem para um grupo minoritário de leitores, usando uma narrativa difícil e uma construção linguística de compreensão complicada, o que afasta os leitores, que buscam muitas vezes num bom livro um objeto que proporcione momentos agradáveis e de descontração. Tenho a impressão de que escrevem apenas para os críticos. Continuo insistindo na ideia de uma renovação literária, buscando novos talentos, novos estilos literários e, principalmente, um resgate dos leitores. Para isso, o mercado editorial precisa estar atento a novos escritores, nos permitindo mostrar ao público em geral os nossos livros.




2 comentários:

  1. Os aspectos colocados são realmente muito importantes para o resgate de leitores , só não podemos deixar de lado , o fato de que são atributos exclusivamente humanos exercitar o pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Sim e a leitura é uma das principais ferramentas que contribuem para o exercício do pensamento. Acredito que essa contribuição é de suma importância para reforçar dois grandes valores que andam esquecidos nos últimos dias: a autonomia intelectual e o pensamento crítico.

    ResponderExcluir