sábado, 19 de novembro de 2011

ALGUMAS DICAS PARA QUEM PRETENDE SER UM ESCRITOR

1 – A HORA DE ESCREVER É AGORA
Nunca diga: “Estou esperando o momento certo para começar a escrever”. Se você tem vontade de ser um escritor é melhor abandonar essa maneira de pensar, pois talvez o “momento certo” pode nunca chegar. A vida é cheia de percalços e deve-se acostumar a escrever em meio aos problemas cotidianos.


2 – NÃO TENHA A PRETENSÃO DE SE TORNAR MILIONÁRIO COM SEUS LIVROS.
Bem sabemos que vender livros no nosso país é uma tarefa árdua e muitas vezes injusta. O verdadeiro escritor é aquele que escreve não pensando em ganhar dinheiro, mas sim porque tem a necessidade de escrever. Todo artista busca um reconhecimento do seu trabalho, mas não pense nisso agora. Concentre-se apenas em fazer o melhor que pode enquanto escreve.


3 – A HISTÓRIA É SÓ SUA
Nunca deixe ninguém ler suas histórias antes de terminá-las. Sei que às vezes, enquanto escrevemos, ficamos ansiosos para mostrar a alguém. Mas isso pode ser prejudicial, pois cada um tem uma opinião diferente e isso pode influenciá-lo ou até mesmo desanimá-lo.


4 – SEJA ORIGINAL: SURPREENDA O LEITOR
Lembre-se: não existe história ruim; o que existe é uma história mal contada. Faça com que aquele que for ler seu trabalho tenha vontade de virar a próxima página; monte sua história de forma a surpreender.


5 – LEIA MUITO. MUITO MESMO!!!
Acredito que uma ferramenta fundamental para o escritor é a leitura. Leia todo os tipos de livros desde os clássicos aos contemporâneos. Estar diante de diversas formas de literatura e narrativas pode servir de incentivo e inspiração.

6 – ESCREVA SEMPRE!
A escrita é algo que tende a se aperfeiçoar; mas esse feito só acontece se você ler muito (como citei acima) e ao mesmo tempo exercitar sua própria escrita. Tente ser menos crítico enquanto escreve. Lembre-se: durante o processo de fazer os personagens saírem de sua cabeça para ganharem vida nas folhas em branco eles só existem para você e, portanto tem de ser o primeiro a acreditar neles. Para escrever uma história você tem que, antes de tudo, acreditar que ela é uma boa história e merece ser contada.


6 – NUNCA OBRIGUE AS PESSOAS A LEREM SEUS TEXTOS
Não seja chato nem intransigente. Deixe apenas as pessoas saberem que você escreveu algo, mas não insista. É muito melhor quando alguém lê um trabalho nosso por vontade própria. Dessa forma, você será sempre correspondido com uma crítica sincera.


7 – SEJA DISCIPLINADO
Muitas vezes você vai se perceber inventando desculpas para começar de fato a escrever. Isso é normal, eu te garanto. E aí vai uma dica importante: se programe de maneira a reservar um determinado tempo para sentar em frente ao computador. E cumpra rigorosamente. Não importa se vai escrever três, duas ou uma lauda. O importante é sentir que está produzindo e seu livro finalmente está ganhando vida.


8 – APRENDA A SER SOLITÁRIO
Tenha em mente que se quiser ser um escritor vai ter de aprender a ficar sozinho de vez em quando para realizar o que deseja. Como é praticamente impossível viver somente dos livros que escreve, você terá de ter um outro trabalho para se sustentar. Portanto, vai ter de sacrificar alguns finais de semana para por a leitura em dia e escrever

4 comentários:

  1. Adorei!!!
    Estas dicas me ajudarão bastante...
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Alex! Seja bem vindo por aqui!
    E lembre-se: a hora de escrever é agora. Se você tem algum projeto siga em frente. Não se preocupe com erros e acertos. Confie apenas na história que propôs a contar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro escritor,
    Parabéns pelo seu blog e também por seu esforço em levar as letras ao público. Espero que continue em sua busca pelo encontro das palavras.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas gentis palavras, Eliana! Seja muito bem-vinda por aqui! Semanalmente estou sempre publigando algo no blog. Fique a vontade para comentar e dar sugestões.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir